quinta-feira, abril 26, 2007

As questões abaixo nortearam a apesquisa que realizei sobre Tecnologias Assistivas em Geral.

O que são tecnologias assistivas?

De que forma as
tecnologias assistivas podem contribuir para melhorar a qualidade de vida das pessoas?

Quais equipamentos são considerados de tecnologia assistiva?

Como podemos classificar os equipamentos de tecnologia assistiva

Quando podemos dizer que uma pessoa tem deficiência?

No endereço: http://tecnologiasassistivas.pbwiki.com está todo o trabalho da pesquisa.

quarta-feira, abril 25, 2007

Considerações Finais sobre Tecnologias Assistivas



Considero de extrema importância as tecnologias que auxiliam à vida das pessoas, principalmente daquelas que têm necessidades especiais, a fim de que se sintam com os mesmos direitos dos outros cidadãos comuns. Hoje em dia há muitos equipamentos que auxiliam os deficientes, mas nem todos têm acesso ai isso, pois são muito caros, mas existem equipamentos de fabricação artesanal.


É importante incluir todos no meio social, muitas vezes um simples equipamento faz toda a diferença, por que o poder e o não poder realizar algumas tarefas por mais simples que sejam para as pessoas ditas normais, com certeza não é tão simples assim para pessoas que são portadoras de necessidades especiais.

A independência é muito significativa para todos nós, imagine para quem tem alguma dificuldade.


Existe um profissional muito importante para auxiliar, que é o terapeuta ocupacional. Podem se beneficiar do tratamento ocupacional bebês, crianças, adultos e idosos com alterações do desenvolvimento, dificuldades de aprendizagem, disfunções neurológicas, oftamológicas (baixa visão), traumato-ortopédicas, psiquiátricas e geriátricas.

O terapeuta ocupacional é profissional de nível superior e atua em consultórios, clínicas, creches, escolas, hospitais, empresas, centros de saúde, oficinas profissionalizantes, instituições penais, além de realizar atendimentos domiciliares.


A Tecnologia Assistiva engloba outras áreas como:Comunicação Alternativa e Ampliada; Adaptações de acesso ao computador; Equipamentos de auxílio para visão e audição; Controle do meio ambiente; Adaptação de jogos e brincadeiras; Adaptações da postura sentada; Mobilidade alternativa; Próteses e a integração dessa tecnologia nos diferentes ambientes como a casa, a escola, a comunidade e o local de trabalho.


A Tecnologia Assistiva se compõe de Recursos e Serviços. Os Recursos são todo e qualquer item, equipamento ou parte dele, produto ou sistema fabricado em série ou sob-medida utilizado para aumentar, manter ou melhorar as capacidades funcionais das pessoas com deficiência. Os Serviços, são definidos como aqueles que auxiliam diretamente uma pessoa com deficiência a selecionar, comprar ou usar os recursos.


Os recursos podem variar de uma simples bengala a um complexo sistema computadorizado. Estão incluídos brinquedos e roupas adaptadas, computadores, softwares e hardwares especiais, que contemplam questões de acessibilidade, dispositivos para adequação da postura sentada, recursos para mobilidade manual e elétrica, equipamentos de comunicação alternativa, chaves e acionadores especiais, aparelhos de escuta assistida, auxílios visuais, materiais protéticos e milhares de outros itens confeccionados ou disponíveis comercialmente.


Os serviços são aqueles prestados profissionalmente à pessoa com deficiência visando selecionar, obter ou usar um instrumento de tecnologia assistiva. Como exemplo, podemos citar avaliações, experimentação e treinamento de novos equipamentos.


Cabe ainda dizer que é importante visitar os endereços abaixo.

PESSOAS COM DEFICIÊNCIA


Quando podemos dizer que uma pessoa tem deficiência?

Há legislação para definir deficientes físicos. A espécie ou tipo de deficiências, física, auditiva, visual e ou mista estão especificadas no art. 4o do Decreto nº 3.298, de 20 de dezembro de 1999, e com as alterações: (modificadas pelo decreto 5296, de 02/12/2004)

As deficiências são classificadas como:
Deficiência Física
Deficiência Auditiva
Deficiência Visual
Deficência Mental
Deficiência Múltipla

Classificação dos equipamentos de tecnologias assistivas

Os equipamentos de tecnologias assistivas podem ser classificados como:

AUXÍLIO PARA A VIDA DIÁRIA
COMUNICAÇÃO AUMENTATIVA E ALTERNATIVA
RECURSOS DE ACESSIBILIDADE AO COMPUTADOR
SISTEMAS DE CONTROLE AMBIENTE
PROJETOS ARQUITETÔNICOS APRA ACESSIBILIDADE
ÓRTESES E PRÓTESES
ADEQUAÇÃO POSTURAL
AUXÍLIO DE MOBILIDADE
AUXÍLIOS PARA CEGOS OU COM VISÃO SUB-NORMAL
AUXÍLIO PARA SURDOS OU COM DÉFICIT AUDITIVO
ADAPTAÇÕES EM VEÍCULOS

As tecnologias assistivas podem ajudar as pessoas?


Sim, as tecnologias assistivas podem contribuir para melhorar a qualidade de vida de pessoas que tenham alguma deficiência.
Há diversos equipamentos fabricados para manter e melhorar as capacidades funcionais das pessoas com deficiência. Muitos equipamentos são fabricados sob medida para as pessoas. As tecnologias assistivas ajudam as pessoas porque são recursos facilitadores, que contribuem no desempenho da tarefa desejada pelo usuário.

Existem, hoje, inúmeros equipamentos para ajudar as pessoas com alguma necessidade, como por exemplo, relógios em braile e falado, telefone com face virtual, cadeira de rodas de diversos tipos, bengalas, próteses de membros, ponteira para digitação, telefones celulares com vibracall e com editor de mensagens, andadores, elevadores para cadeirantes, enfim uma infinidade de coisas que ajudam as pessoas deficientes ou às pessoas que as auxiliam, visando melhorar sua qualidade de vida.


Na minha cidade, São Borja, RS, as calçadas do Centro têm rampa para as cadeiras de rodas. Na Câmara Municipal de Vereadores foi construído, há pouco, um elevador para os cadeirantes, em alguns prédios pude observar que há rampas e, elas existem também em algumas agências bancárias, alguns estabelecimentos comerciais, algumas escolas. Penso que isso é o mínimo que pode ser feito por essas pessoas e, ainda há em poucos lugares.

O que são tecnologias assistivas?



Denomina-se Tecnologia Assistiva qualquer item, peça de equipamento ou sistema de produtos, adquirido comercialmente ou desenvolvido artesanalmente, produzido em série, modificado ou feito sob medida, que é usado para aumentar, manter ou melhorar habilidades de pessoas com limitações funcionais, sejam físicas ou sensoriais.

Tecnologia Assistiva - TA é um termo ainda novo, utilizado para identificar todo o arsenal de Recursos e Serviços que contribuem para proporcionar ou ampliar habilidades funcionais de pessoas com deficiência e conseqüentemente promover Vida Independente e Inclusão.

TECNOLOGIAS ASSISTIVAS

Na atividade DEFTEC, da disciplina Tecnologias da Educação Especial foi proposto aos alunos pesquisa e discussão sobre 4 temas. Achei mais interessante, até porque tinha pouco conhecimento sobre Tecnologias Assistivas em Geral.

Tive dificuldade em começar o trabalho, pois perdi o primeiro prazo e, quando me dei por conta estava sem grupo, tentei contato com algumas colegas que estavam na mesma situação, sem êxito, solicitei ajuda da professora Carla, por duas vezes, ela então me orientou como proceder.

Fui então buscar pesquisar nos sites sugeridos e em outros que encontrei, coletei o material e o estudei. Criei, então um Wiki para registrar o resultado das pesquisas.

O trabalho que fiz foi solo, pois já havia observado que os outros grupos estavam "a mil" nas pesquisas, até tentei entrar em um grupo em que fui aceita, mas como o trabalho estava bem adiantado, resolvi não interferir, com medo de não conseguir fazer trabalho tão bem feito e organizado como o do grupo.