quarta-feira, abril 25, 2007

Considerações Finais sobre Tecnologias Assistivas



Considero de extrema importância as tecnologias que auxiliam à vida das pessoas, principalmente daquelas que têm necessidades especiais, a fim de que se sintam com os mesmos direitos dos outros cidadãos comuns. Hoje em dia há muitos equipamentos que auxiliam os deficientes, mas nem todos têm acesso ai isso, pois são muito caros, mas existem equipamentos de fabricação artesanal.


É importante incluir todos no meio social, muitas vezes um simples equipamento faz toda a diferença, por que o poder e o não poder realizar algumas tarefas por mais simples que sejam para as pessoas ditas normais, com certeza não é tão simples assim para pessoas que são portadoras de necessidades especiais.

A independência é muito significativa para todos nós, imagine para quem tem alguma dificuldade.


Existe um profissional muito importante para auxiliar, que é o terapeuta ocupacional. Podem se beneficiar do tratamento ocupacional bebês, crianças, adultos e idosos com alterações do desenvolvimento, dificuldades de aprendizagem, disfunções neurológicas, oftamológicas (baixa visão), traumato-ortopédicas, psiquiátricas e geriátricas.

O terapeuta ocupacional é profissional de nível superior e atua em consultórios, clínicas, creches, escolas, hospitais, empresas, centros de saúde, oficinas profissionalizantes, instituições penais, além de realizar atendimentos domiciliares.


A Tecnologia Assistiva engloba outras áreas como:Comunicação Alternativa e Ampliada; Adaptações de acesso ao computador; Equipamentos de auxílio para visão e audição; Controle do meio ambiente; Adaptação de jogos e brincadeiras; Adaptações da postura sentada; Mobilidade alternativa; Próteses e a integração dessa tecnologia nos diferentes ambientes como a casa, a escola, a comunidade e o local de trabalho.


A Tecnologia Assistiva se compõe de Recursos e Serviços. Os Recursos são todo e qualquer item, equipamento ou parte dele, produto ou sistema fabricado em série ou sob-medida utilizado para aumentar, manter ou melhorar as capacidades funcionais das pessoas com deficiência. Os Serviços, são definidos como aqueles que auxiliam diretamente uma pessoa com deficiência a selecionar, comprar ou usar os recursos.


Os recursos podem variar de uma simples bengala a um complexo sistema computadorizado. Estão incluídos brinquedos e roupas adaptadas, computadores, softwares e hardwares especiais, que contemplam questões de acessibilidade, dispositivos para adequação da postura sentada, recursos para mobilidade manual e elétrica, equipamentos de comunicação alternativa, chaves e acionadores especiais, aparelhos de escuta assistida, auxílios visuais, materiais protéticos e milhares de outros itens confeccionados ou disponíveis comercialmente.


Os serviços são aqueles prestados profissionalmente à pessoa com deficiência visando selecionar, obter ou usar um instrumento de tecnologia assistiva. Como exemplo, podemos citar avaliações, experimentação e treinamento de novos equipamentos.


Cabe ainda dizer que é importante visitar os endereços abaixo.

Um comentário:

Aline_Kunst disse...

Olá Elaine!

É uam pena que os equipamentos e os terapeutas ocupacionais não sejam de fácil aceso para todos.

Beijos,
Aline