quarta-feira, abril 25, 2007

As tecnologias assistivas podem ajudar as pessoas?


Sim, as tecnologias assistivas podem contribuir para melhorar a qualidade de vida de pessoas que tenham alguma deficiência.
Há diversos equipamentos fabricados para manter e melhorar as capacidades funcionais das pessoas com deficiência. Muitos equipamentos são fabricados sob medida para as pessoas. As tecnologias assistivas ajudam as pessoas porque são recursos facilitadores, que contribuem no desempenho da tarefa desejada pelo usuário.

Existem, hoje, inúmeros equipamentos para ajudar as pessoas com alguma necessidade, como por exemplo, relógios em braile e falado, telefone com face virtual, cadeira de rodas de diversos tipos, bengalas, próteses de membros, ponteira para digitação, telefones celulares com vibracall e com editor de mensagens, andadores, elevadores para cadeirantes, enfim uma infinidade de coisas que ajudam as pessoas deficientes ou às pessoas que as auxiliam, visando melhorar sua qualidade de vida.


Na minha cidade, São Borja, RS, as calçadas do Centro têm rampa para as cadeiras de rodas. Na Câmara Municipal de Vereadores foi construído, há pouco, um elevador para os cadeirantes, em alguns prédios pude observar que há rampas e, elas existem também em algumas agências bancárias, alguns estabelecimentos comerciais, algumas escolas. Penso que isso é o mínimo que pode ser feito por essas pessoas e, ainda há em poucos lugares.

Um comentário:

Aline_Kunst disse...

Olá Elaine!

Legal a iniciativa da tua cidade...
O que encontro na cidade onde moro é muita contradição... Por exemplo, os prédios da UFRGS tem várias rampas, poém não tem banheiros adapatados e o acesso principal (em frente ao ponto de ônibus) tem uma escadaria enorme. Ou seja, nos prédios o cadeirante tem como se locomaver... o problema é que ele não consegue sozinho chegar ao prédio...

Beijos
ALine