quinta-feira, agosto 03, 2006

Método Clínico


Ao realizarmos as experiências com as crianças, procuramos seguir determinados passos, tendo objetivos a serem alcançados, no sentido de compreender como as crianças percebem determinados fenômenos e quais são suas teorias a respeito. A partir destes estudos é possível refletir sobre como se processa a aprendizagem e o que se pode propor para tal.
Conhecer o desenvolvimento da inteligência na criança é primordial, no sentido de propor ações de acordo com suas possibilidades, de forma a desafiá-la - desequilibrá-la - para que busque a significação e possa reequilibrar, outra vez - a assimilação e a acomodação.

O método clínico de Piaget é crítico porque o interrogador propõe ao sujeito uma discussão sistemática com o objetivo de estabelecer o grau de equilíbrio entre as ações e os problemas apresentados. Procura valorizar tudo o que é dito pelo sujeito.

3 comentários:

Aline_Kunst disse...

Olá!
Estás num momento de assimilação e acomodação??? Então para desacomodar uma pergunta: como está a interação no grupo de PA?

Beijos

Aline_Kunst disse...

Olá Elaine!
No fórum do PROA 2 tem passo a passo como adicionar o servidor
LEAG - UFRGS, onde estão salvos os mapas. Mesmo assim mandei pro teu mail passo a passo. Qualquer dúvida, entre em contato.
Beijos
Aline

Profº Clairton disse...

Olá Elaine,
Espero que já tens conseguido entrar no servidor da UFRGS. Envei o mapa conceitual pro teu e-mail.
Se tu queres que eu altere é só me comunicar.
Abraço,