quinta-feira, agosto 24, 2006


Estudar é, realmente um trabalho difícil. Exige de quem o faz uma postura crítica sistemática. Exige disciplina intelectual que ano se ganha a não ser praticando-a.

Isto é, precisamente, o que a ?educação bancária?* não estimula. Pelo contrário, sua tônica reside fundamentalmente em matar nos educandos a curiosidade, o espírito investigador, a criatividade. Sua ?disciplina? é a disciplina para a ingenuidade em face do texto, não para a indispensável criticidade.

Este procedimento ingênuo ao qual o educando é submetido, ao lado de outros fatores, pode explicar as fugas ao texto, que fazem os estudantes, cuja leitura se torna puramente mecânica, enquanto, pela imaginação, se deslocam para outras situações. O que se lhes pede, afinal não é a compreensão do conteúdo, mas sua memorização. Em lugar de ser o texto e sua compreensão, o desafio passa a ser a memorização do mesmo. Se o estudante consegue fazê-lo, terá respondido ao desafio.

Numa visão crítica, as coisas se passam diferentemente. O que estuda se sente desafiado pelo texto em sua totalidade e seu objetivo é apropriar-se de sua significação profunda.

Esta postura crítica, fundamental, indispensável ao ato de estudar, requer de quem a ele se dedica:

a) Que assuma o papel de sujeito deste ato.

b) Que o ato de estudar, no fundo é uma atitude frente ao mundo.

c) Que o estudo de um tema específico exige do estudante que se ponha, tanto quanto possível, a par da bibliografia que se refere ao tema ou ao objeto de sua inquietude.

d) Que o ato de estudar é assumir uma relação de diálogo com o autor do texto, cuja mediação se encontra nos temas de que ele trata. Esta relação dialógica implica na percepção do condicionamento histórico-sociológico e ideológico do autor, nem sempre o mesmo do leitor.

e) Que o ato de estudar demanda humildade.

Parte do texto Considerações em torno do ato de estudar de Paulo Freire.

Disponível em http://www.espacoacademico.com.br

3 comentários:

Profº Clairton disse...

Elaine, penso que podes destacar também o seguinte:

- Ciências/Biologia: As diferenças do criacionismo e o evolucionismo

- História/Filosofia: De onde surgiu Deus? Como e para que foi criado o ser humano?

- Geografia: A identificação das diferentes religiões

- Ensino Religioso: A história das religiões, das doutrinas religiosas, da teologia cristã, da ética e cidadania.

- Português/Literatura: Conceitos gramaticais e a vida religiosa em diferentes épocas do Povo Brasilei

Espero ter contribuido, continuamos discutindo.

Abraço,

Clairton

Aline_Kunst disse...

Olá!
Noooooossa! Adorei a sugestão do texto. Li a realmente ser humilde e crítico é indispensável para verdadeiras leituras de textos e de mundo.
Gostei das tuas reflexões.
Bom final de semana!
Beijos
Aline

Profº Clairton disse...

Olá Elaine,
Dei minha contribuição na Atividade 4 do PROA 02.
Acho que tu também deves postar tuas idéias.
Espero tuas sugestões.
Abraço