sexta-feira, março 23, 2007

Oficina realizada com professoras da turma 311




DATA: 22/03/07

LOCAL: LABORATÓRIO DA EEEM Apparicio Silva Rillo - São Borja RS

PROGRAMA:
CMAPTOOLS
WIKI
CORREIO ELETRÔNICO
BLOG

A oficina foi realizada em função de pedido dos professores da turma, em reunião realizada dia 14 de março de 2007, juntamente com a coordenadora pedagógica da escola, professora Antonieta Pistoia Ferreira, quando os educandos conheceram a proposta da metodologia de Projetos de Aprendizagem que será desenvolvida com a turma 311, 3º ano, ensino médio, turno manhã.

A solicitação das professoras deu-se em virtude de não conhecerem os aplicativos que serão utilizados, foi mostrado o CMapTools e falado sobre wiki e blog. Assim, solicitaram à coordenadora que dispusesse de horário para o desenvolvimento da oficina.

Foi marcado dia 22 de março para o desenvolvimento do trabalho.

Na oficina, pode-se perceber que alguns professores ainda não utilizam computador e internet em seu fazer docente, mas por outro lado, percebeu-se o interesse em apropriar-se de novos conhecimentos para desenvolver seus trabalhos de forma inovadora e interessante, tendo em vista que a escola dispõe de laboratório com 13 máquinas e acesso à internet banda larga.

O software CmapTools chamou bastante atenção dos professores, que criaram mapas conceituais em suas áreas de formação.

Uma das professoras, Maria Inês, já trabalha com mapas conceituais, mas não usava o aplicativo e considerou que com ele seu trabalho será bem mais interessante e facilitado.

O trabalho está fluindo com mais facilidade pois a professora Rozana Nascimento, responsável pelo laboratório da escola e o universitário, Lucas Moura Keller, parceiros, estão realizando um trabalho efetivo e eficiente.

2 comentários:

Aline_Kunst disse...

Olá Elaine!
Legal ver o entusiamo dos teus colegas em trabalhar com PA.
Qualquer coisa que precisares entre em contato.
Beijos
Aline

José Antonio Klaes Roig disse...

Oi, Elaine. Como vai amiga? O bom, quando podemos passear pelos blogues dos colegas é que cada um tem sua forma original de desenvolver atividades, utilizando os mesmos recursos. Pena que falta justamente tempo pra gente poder desenvolver tantas atividades simultaneamente. Mas, mesmo assim, aprendemos de forma colaborativa, uns com os outros. Um abração, Zé.