quinta-feira, setembro 21, 2006

Para se criar um "ambiente construtivista" existem alguns pressupostos básicos da teoria de Piaget que devem ser levados em conta. A primeira exigência é que o ambiente permita uma interação muito grande do aprendiz com o objeto de estudo. A interação deve integrar o objeto de estudo `a realidade do sujeito, dentro de suas condições de forma a estimulá-lo e desafiá-lo, mas ao mesmo permitindo que as novas situações criadas possam ser adaptadas às estruturas cognitivas existentes, propiciando o seu desenvolvimento. A interação deve abranger não só o universo aluno, mas preferencialmente, também o aluno - aluno e aluno - professor.
Outro aspecto primordial é a troca de repasse da informação para a busca da formação do aluno: é a nova ordem revolucionária que retira do poder e autoridade do mestre, transformando-o de todo poderoso detentor do saber para um "educador- educando".

Um comentário:

Aline_Kunst disse...

Olá Elaine!
Vejo colegas que usam educador-educando mas, pensam professor-aluno, no sentido de "o mestre" e "o ser sem luz".
A interação é a chave da questão.

Beijos
Aline